O seu comportamento impulsiona a criação da cultura inovadora na sua organização no setor da saúde?
Poucos profissionais cravam um sonoro NÃO como resposta a esta pergunta, no decorrer da segunda edição Reúne Tech 2024: Transformando a Saúde com Tecnologia e Inovação, evento dedicado à saúde digital, inteligência artificial e telemedicina, realizado a 18 de Maio, na ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia (Brasil).
Mas sejamos honestos: a nossa tendência natural é procurar a estabilidade. O processo das mudanças – mesmo aquelas que indicam a possibilidade de um futuro melhor – pode ser desconfortável. Corremos sempre o risco de repetir o argumento “por que mudar agora aquilo que é feito de uma mesma forma há tempos?”
Mas trago uma má notícia para aqueles que pensam assim.
Inovar pode não ser uma questão de escolha. O setor de saúde precisa com urgência consolidar uma cultura de inovação na gestão. Quem atua no setor convive com novas tecnologias, principalmente a nível de medicamentos e equipamentos; competição crescente, custos em alta e outros obstáculos que vão exigir mudarmos práticas antigas. Tive a oportunidade de conversar sobre este tema com grandes profissionais no Reúne Tech, um evento de sucesso promovido com o apoio da ACATE.
O sistema de saúde é complexo e integrado por muitos atores: profissionais médicos e outros especialistas, hospitais, operadores, clínicas, laboratórios, indústrias, prestadores de serviços, startups. Muitos procuram ainda sozinhos a solução para os seus problemas.
Um equívoco.
Afinal, somos todos parte de um mesmo sistema – e provavelmente avançaremos com mais velocidade se pensarmos em soluções conjuntas.
Precisamos quebrar resistências e trazer todos para a mesma mesa. Talvez não possamos, de imediato, fazer transformações disruptivas. Mas podemos desde já fortalecer a cultura de inovação no setor. Os compromissos comuns são com a ciência e o bem-estar da sociedade. A partir desses pontos, inegociáveis, há muito a fazer.
O ponto de partida deve ser comportamental: aceitarmos a necessidade da inovação.
A partir daí, trabalharemos melhor se corrigirmos a natural assimetria de informação que caracteriza cada fato da realidade. Dada uma questão específica, é evidente que, de saída, algumas pessoas saberão mais do que outras sobre o assunto. A ciência de dados pode diminuir essa disparidade de conhecimento – e gerar o ambiente propício para que cada profissional contribua da melhor forma com os seus conhecimentos técnicos específicos.
Diante de diversas outras questões – a alta da sinistralidade que abala os planos de saúde; a disparidade na oferta de infraestrutura de atendimento entre diferentes regiões, entre outros temas – podemos atuar com mais assertividade se nos dispusermos a pensar o novo e nos dedicarmos a conhecer de forma objetiva, com mais dados e menos impressões subjetivas, o contexto onde atuaremos e os problemas a enfrentar.
Assista ao vídeo Wrap-up do ReúneTech 2024
Sobre o autor convidado
Ademar José de Oliveira Paes Junior, CEO da LifesHub Inteligência de Mercado | Data Science | IA | Health Economics, Presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina, Diretor da Associação Brasileira de Clínicas de Diagnostico por Imagem, Coordenador do AVR – Programa de Diretrizes e Treinamento em Assistência à Vida em Radiologia (AVR) no CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia, Diretor Geral da EGC Escola de Governança e Cidadania, Professor de Professor no Curso de Graduação em Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina, Médico Radiologista Hospital Care.
É licenciado em Medicina Radiologista pela UFSC, doutorado em Ciências da Saúde pela USP – Universidade de São Paulo, e com MBA em Business Administration integrado pelas Fundação Getúlio Vargas FGV EAESP (Brasil), School of Management, Xiamen University (China), EGADE Business School, Tecnológico de Monterrey (México), Rotterdam School of Management, Erasmus University (Países Baixos) e Miami Herbert Business School (EUA).
Sobre a EFFICAZX
A EFFICAZX é uma empresa líder em soluções de tecnologia inovadoras de inteligência artificial e gestão de conhecimento, dedicada a capacitar organizações a atingir os seus objetivos com eficiência e excelência. Customizada para o setor energético, financeiro e de saúde, esta solução ajuda a impulsionar o desenvolvimento organizacional, assumindo a Inteligência Artificial um papel principal na transformação da abordagem organizacional.
#Saude #Inovacao #Tecnologia #IA #LifesHub #EFFICAZX