Esta entrevista ao COO da EFFICAZX, a segunda de uma Série de 3, visa explora as funcionalidades da solução de Inteligência Artificial no mercado português, desafios e oportunidades para os seus clientes nos mercados da saúde, financeiro e energético em Portugal.
Qual é o papel da EFFICAZX na promoção da inovação e transformação digital nos setores da saúde, energia e finanças com a sua solução de inteligência artificial no tecido empresarial português?
Luís Narvion: Neste aspeto estamos extremamente otimistas. A EFFICAZX instalou-se em Portugal por acreditar que, nesses três mercados, temos condições de melhorar o desempenho, resultados e ganhos.
Sabemos que são setores regulados e de forte concorrência, facto que nos motivou a trazer as nossas soluções em IA que sejam efetivamente novas e tenham impacto.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos setores da saúde, energia e finanças em Portugal que motivaram a sua entrada no mercado nacional?
Luís Narvion: Essa é uma questão um tanto fácil de ser respondida. Existe falta de informações, fontes seguras e fiáveis. Buscamos a integração de todas as informações para garantir aos nossos Clientes e parceiros resultados seguros e eficazes.
Como planeiam oferecer suporte técnico e formação localizada para garantir uma adoção eficiente da solução de gestão do conhecimento EFFICAZX no mercado português?
Luís Narvion: A EFFICAZX, dentro dos planos iniciais (D0) estabeleceu diretrizes que estão em plena implementação. Sou o COO da empresa e estou a morar em Portugal.
O nosso CEO virá à Portugal no próximo mês e temos planeada a contratação no início do mês de 2 profissionais que tenham condições em ajudar-nos nas áreas comerciais/estratégicas e técnicas. Estamos a gerar trabalho e desenvolvimento de pessoas.
Essa será a garantia (local) de suporte e gestão do conhecimento.
Como pretende a EFFICAZX alinhar a sua estratégia de preços com as expectativas e realidades económicas do mercado português, visando tornar a sua solução acessível para empresas de diferentes dimensões?
Luís Narvion: Como expliquei anteriormente, estudamos o mercado e adotamos 2 modelos de negócios.
Nomeadamente, um mensal com a utilização in loco das soluções ou por projeto. O nosso preçário foi testado durante os anos de 2019 e 2020 através do nosso consultor Jaime de Paula e foi muito bem aceite pelas empresas portuguesas.
Encontram-se a explorar oportunidades de pesquisa e desenvolvimento em parceria com instituições locais para aperfeiçoar ainda mais a sua solução?
Luís Narvion: As nossas soluções necessitam obrigatoriamente do abastecimento contínuo de informações e dados.
Estabelecemos como estratégia a aproximação junto de entidades publicas e privadas de armazenamento de dados e estatísticas
Além, naturalmente, da aproximação e colaboração com o meio académico. As Universidades são grandes centros de investigação e temos todo o interesse em contribuir com e para a inovação.
Quais são as vossas expectativas em termos do impacto no mercado português, em termos de adesão por parte das empresas e no crescimento do negócio a médio e longo prazo?
Luís Narvion: A EFFICAZX trouxe a Portugal uma nova visão de como tratar dados. Temos concorrentes em questões (IA) muito específicas, como análise e crédito (credit score).
A nossa expectativa é ajudar as empresas com visão mais profunda e sistémica dos mercados, Clientes e parceiros.
Não é novidade a dificuldade na obtenção de dados em Portugal, sendo que temos a “ousadia” de propor uma nova perspetiva sobre como olhar para o mercado e agir/ atuar com inteligência na obtenção de maiores resultados e elevação de market share. Isso sem contar com os impactos a nível de conhecimento.
Quais são os resultados esperados ao implementar a solução de IA nos setores da saúde, energia e finanças? Dispõem de indicadores específicos que a EFFICAZX está a acompanhar para mensurar o sucesso?
Luís Narvion: Como resultado geral, esperamos chegar a 1,6 milhões de euros faturados até ao final de 2025. A meta é ousada, mas muito bem estudada.
Acreditamos nos 3 setores pela sua abrangência e importância na economia portuguesa. A nossa espectativa é de crescimento orgânico e sólido dos nossos clientes. Por exemplo, no setor da saúde no Brasil temos bons exemplos de crescimento de mais de 25% num de nossos clientes na área de equipamentos médicos.
Como pretendem lidar com as preocupações relacionadas com a segurança e privacidade dos dados ao implementar a vossa solução de IA nos setores altamente regulamentados da saúde, energia e finanças?
Luís Narvion: Temos 3 advogados no Board da empresa. Sou especialista em Compliance, em especial de Bancas de retalho. O nosso CEO possui mais de 25 anos de experiência em Segurança da Informação, além de ser mestre em Cibersegurança pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e o nosso Data Protection Officer (DPO).
Dentro da nossa diretriz técnica, ética e administrativa o respeito as normas, segurança da informação e RGPD estão em primeiro lugar. Estamos atentos e preocupamos-mos diuturnamente com estas questões.
Por fim, é importante destacar que o nosso processamento de dados utiliza exclusivamente dados anonimizados.
É expectável uma redução significativa nos custos operacionais para as empresas que adotarem a vossa IA nos setores mencionados? Quais são os principais impulsionadores dessa redução de custos?
Luís Narvion: A rapidez, a eficácia e a assertividade desembocam na economia de tempo e de recursos, ampliando o benefício da escala e naturalmente os resultados financeiros.
_______________
Sobre Luís Narvion, COO, Membro do Board da EFFICAZX
Luís Narvion possui mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro de retalho, particularmente a nível de Gestão de Riscos, Compliance, Prevenção de Branqueamento de Capitais, Governança Corporativa, Gestão Ética e Técnica. Atua no mercado português desde 2019. É especialista em Gestão Empresarial, Direito e Processo Civil, sendo licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Brasil, e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/SP, Brasil. Fala português, inglês e espanhol.
Saiba mais em www.efficazx.eu
#inteligenciaartificial #gestaoconhecimento #EFFICAZX #Portugal #EFFICAZXPortugal #protecaodedados #RGPD